sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O BORDADO MAIS FAMOSO DO MUNDO

Dentre todos os bordados, um faz sucesso no mundo inteiro. Esse bordado famoso faz parte da cultura do povo da principal ilha do Arquipélago Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste de Portugal. Descoberto no século XV, na época das grandes navegações, esse arquipélago só foi anexado a Europa bem mais tarde, como parte do território português.

Esta é a Ilha da Madeira, cuja capital é Funchal.

A história dos bordados da Ilha da Madeira conta com mais de 150 anos. Esse bordado famoso não é originário da Ilha, mas trazido da Inglaterra pela família Phelps que, em 1784, decidiu fincar suas raízes no lugar.


Segundo a história local, em 1854, Elisabeth, a filha primogênita de Mr. Phelps, fundou uma escola de bordado em sua própria casa, para ensinar mulheres e crianças da região. Elisabeth havia trazido de seu país desenhos originais e com o tempo, foi criando novos desenhos. A venda da produção que faziam na própria localidade, a renda era dividida entre as bordadeiras ajudando-as a melhorar suas condições de vida. Turistas chegavam e se encantavam com os bordados. Aos poucos, os bordados madeirenses foram ganhando o mundo. Mas a grande chave para se estabelecer como o mais famoso do mundo ocorreu em 1860, quando as bordadeiras receberam o convite para participarem com seu trabalho numa exposição londrina, a “International World Trade Exhibition”. A delicadeza e a qualidade dos bordados e a riqueza de detalhes dos motivos das peças impressionaram, encantaram e conquistaram o mundo.


Logo começaram a exportar para a Inglaterra e e no século XIX, para a Alemanha. No início do século XX, a lista de exportações aumentou: Itália, França, Cingapura, Holanda EUA, países da América do Sul (entre eles, o Brasil) e a Austrália tornaram-se grandes consumidores desse bordado. 

Os trabalhos eram e são realizados em tecidos de linho, algodão e seda. Os realizados em organdi e outros tecidos passaram a ser bordados mais recentemente. 


As peças bordadas eram empregadas na decoração da casa como toalhas de mesa, colchas, lençóis, fronhas, almofadas, cortinas etc, e no vestuário, aplicados em vestidos, blusas, camisas e lenços delicadíssimos.

 



Só uma pequena mostra dos trabalhos da Ilha da Madeira.




Com as grandes invenções tecnológicas, ao redor do mundo os bordados ganharam industrialização. E com ela, apesar de serem bem mais rápidos de serem feitos, fez com que os consumidores os deixassem de lado. Admiravam, mas não compravam como faziam antigamente. Em contrapartida, os trabalhos da Ilha da Madeira nunca perderam a qualidade. E para não serem confundidos com imitações, cada peça que sai da Ilha leva um selo de garantia da origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.