sábado, 2 de abril de 2016

EVOLUÇÃO DAS CÂMERAS FOTOGRÁFICA

A evolução dos filmes trouxe consequências positivas. Mas a principal delas foi a evolução das câmeras fotográficas que, a princípio, era para se adequassem aos novos tipos de filmes e, posteriormente, como fonte de renda lucrativa.
As primeiras câmeras fotográficas eram grandes e incômodas que não podiam ser transportadas. Porém, mesmo à guisa de estudos, foram se tornando menores. Nièpce tinha uma assim:

A partir de 1888, as máquinas fotográficas se popularizaram graças a George Eastman, fundador da empresa Kodak. Foi nessa época também que, surge a figura das primeiras câmeras portáteis e, com ela, o surgimento dos primeiros fotógrafos profissionais. Eles trabalhavam em estúdios fechados.

Ansel Adams, um fotografo norte-americano, adorava fotografar o Parque Nacional de Yosemite. E sempre que podia ia para lá tirar fotos. Para que suas fotos ficassem boas, ele inventou um tripé onde acomodou a câmera. Muitas pessoas viram e ficaram interessadas, chegando a pedir que tirasse a foto deles.
À partir daí, os fotógrafos que não tinham um estúdio para trabalhar iam para as praças e jardim fotografar os transeuntes. Esses fotógrafos ficaram conhecidos como “lambe-lambes”.
 

Enquanto isso, a Kodak preparava novas modificações nas câmeras fotográficas. Como estratégia de venda, as propagandas anunciavam que, o público não precisava mais de fotógrafos ou dos lambe-lambes, para terem fotos bonitas. Qualquer pessoa poderia tirar belas fotos se adquirissem uma câmera Kodak. E ao lado da propagando a foto desta câmera-box.

Mas, apesar da popularidade, as primeiras câmeras fotográficas ainda não eram para “todos”, pois eram muito caras. com o tempo foram diminuindo de tamanho:


 


E as novidades não pararam por aí. Na segunda metade do século XX, as câmeras já estavam assim: 

 


E quase nas décadas finais do século XX surgem as primeiras câmaras  digitais:


É verdade que não foi somente a Kodak que fabricou, melhorou, ampliou o mercado e lucrou com as câmeras fotográficas. Este é apenas um exemplo. Evidentemente, outras fábricas foram fundadas em todos os cantos do mundo e suas marcas se tornaram famosas. Criaram novos modelos e de tempos em tempos surgiam novidades tecnológicas. E quanto mais inovações apresentavam, obrigavam os demais fabricantes darem um passo a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.