quinta-feira, 14 de abril de 2016

ENTRANDO NO MUNDO DIGITAL - precursores


Se você acha que tirar uma foto com um celular é uma novidade sem precedentes na história, está enganado. A primeira câmera fotográfica com a capacidade de revelar filmes surgiu nos Estados Unidos, nos anos iniciais do século XX, mais precisamente em 1923, e por Samuel Schlafrock. Mas, não teve a popularidade esperada.

Na década de 1930, surge nos Estados Unidos, a Indústria Polaroid, com forte característica científica e grande potencial de inovação. Logo se fixa no mercado como uma marca importante devido aos modelos de suas máquinas, projetadas por designers industriais, formados pela própria empresa. As primeiras câmeras fotográficas já mostravam a capacidade de transformar ideias em objetos com uma perfeição e originalidade inigualáveis. A Polaroid nunca abandonou o casamento entre o design e a inovação tecnológica. Todo esse sucesso se deve a pesquisadores e inventores como: Samuel Colt, Lewis Edson Waterman, Thomas Alva Edison, Henry Ford, entre outros.

Edwin Herbert Land, um dos fundadores da Polaroid, também era pesquisador, inventor. Land inventou um sistema inovador e construiu uma câmera fotográfica que tirava a foto e revelava o filme instantaneamente. Esse sistema consistia num filme negativo que pressionado sobre um papel positivo deixava a imagem impressa nesse papel. Como isso acontecia? Quando o filme era prensado soltava fuídos que se espalhavam sobre o papel de acordo com a luz captada, produzindo uma reação química. Dessa reação química surgiam as imagens e a foto saia por um dispositivo já revelada em alguns segundos. Land já havia usado esse sistema em outras ocasiões, inclusive em objetos usados na II Guerra Mundial. No entanto, era a primeira vez que usava numa câmera fotográfica. Land chamou esse sistema de “one-step photographic system”, para diferenciar do produto da marca concorrente, a Kodak.
                                                     Câmera de Land, modelo 95- 1948

A câmera de revelação instantânea de Land (modelo 95) foi um sucesso mundial, por causa da surpresa que causava nos usuários. Mas não foi só isso. O sucesso da Polaroid se deve a três pontos importantes: o amor de Land pela pesquisa como base da criatividade das suas invenções, do trabalho exímio dos designers que tornavam possível avançar tecnologicamente e da força que a Polaroid dava para a arte na empresa e no país. Land e sua equipe de designers continuam produzindo câmeras cada vez mais complexas, mais sofisticadas, menores, com mais possibilidades para o usuário e lindas como sempre.
                                          Polaroid X-70                              Polaroid Automatic 100

A Polaroid 100 foi a primeira câmera totalmente automática a ir para o mercado nos anos 80, mostrando novo desenvolvimento da arte de fotografar, por ser a primeira câmera instantânea a usar o filme instantâneo em cartuxo e a cores. Aliado a isto tudo, a facilidade e a praticidade de não ter que escolher a abertura do diafragma nem a velocidade do obturador adequada para cada situação e ainda, obter fotografias reveladas em segundos, foram os segredos que fizeram desta câmera mais um sucesso de vendas.
Polaroid Two - 2010

Com o desenvolvimento das câmeras fotográficas, dos filmes e dos avanços tecnológicos, a Polaroid entendeu que precisava atender as necessidades dos consumidores mais jovens. Após uma gigantesca operação de marketing que afirmava a preocupação com a preservação ambiental e que a Indústria Polaroid se dispunha a apoiar essa causa, foi lançada em  uma nova câmera: a “Polaroid Two”, lançada em 2010. Esta foi uma das últimas câmeras de fotografias instantâneas produzidas pela Polaroid. Iniciava-se, agora, uma nova era: a da fotografia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.