domingo, 10 de abril de 2016

COMO ERAM REVELADOS OS FILMES FOTOGRÁFICOS?


Os primeiros filmes eram revelados sob a ação do piragol, como já vimos em postagem anterior, Sua ação era lenta e suave agindo sobre as imagens negras resultantes da luz transmitida, nas imagens mais claras, sob a ação da luz refletida, surgia a cor creme, sugerindo o branco. Já para os detalhes, surgia a cor sépia. Por isso, as fotografias eram sempre em preto e branco. 

laboratório fotográfico

Mas o tempo foi passando, as câmeras fotográficas foram adquirindo cada vez mais praticidade, os filmes foram melhorando. Mas apesar da popularidade de um e outro, depois das fotografias tiradas e o filme ter terminado, a revelação ainda ficava a cargo dos laboratórios estúdios fotográficos e do trabalho dos fotógrafos. E com isso novas pesquisas foram realizadas com o objetivo de desenvolver as formas de revelação. 
etapas da revelação


REVELAÇÃO

Para revelar as fotografias, o filme era mergulhado, por determinado tempo, numa solução química formada por várias substâncias e dosados para que essa solução pudesse controlar os grãos de preta metálica (os haletos) para que a imagem se tornasse visível. Essa solução era formada por agentes reveladores e compostos orgânicos. Os principais compostos orgânicos eram formados por: amidol, glicina, hidroquinona, metol, paranimofenol e a parafenilenodiamina. Tudo isso muito bem dosado para que a imagem aparecesse.

Cada substância tinha uma função específica para que agissem sobre os grãos de prata: a parafenilenodiamina agia sobre os grãos tornando-os pequenos e finos. O amidol agia com rapidez sobre eles fazendo as imagens aparecerem. Mas sua ação era pouco duradoura, porque se deteriorava rapidamente. Então a glicina, com sua ação lenta e suave e poderosa, continuava o trabalho do amidol. O hidrominofenol agia nas áreas intermediárias entre o negro e o branco mesclando essas cores e fazendo surgir os contrastes.  O paraminofenol, com uma ação rápida e suave, não deixava aparecer certas zonas esbranquiçadas nas imagens, causadas pela ação das outras substâncias.

Com o tempo e com o aumento da demanda, os fotográfos precisavam diminuir a  duração do processo químico. E passaram a juntar na solução alguns “aceleradores”, ou seja, substâncias alcalinas ou um composto combinado de sulfitos, sendo o álcali ou carbonato de sódio, o mais utilizado.

Revelada as imagens era necessário protegê-las da oxidação proveniente dos agentes químicos usados na revelado e do contato delas com o ar. Para isso, o filme era novamente mergulhado numa outra solução que neutralizava os efeitos das substâncias químicas. O mais usado foi o sulfito de sódio.

MODERADORES (STOP)



Por fim, era preciso eliminar os resíduos químicos e dos aceleradores. Para isso, os filmes eram novamente mergulhados numa terceira solução: a dos moderadores. A função dos moderadores era parar por completo a ação dos reveladores e aceleradores. Os principais moderadores eram: o 6-nitrobenzimidazol, o benzotriazol, o 5-clorobenzimidazol, a tiocetanalida e o tetrazol.


FIXAÇÃO

Depois de tudo isso, vinha a processo de fixação da imagem permitindo que ela fosse duradoura. E para isso era preciso que os resíduos que, por ventura ainda restassem, pudessem ser dissolvidos em água. O tempo de fixação era de vinte minutos para filmes no negativo; de vinte a sessenta minutos para papel de cópia de gramatura simples e de 35 a 120 minutos para papel de gramatura dupla. O fixador mais empregado é o tiossulfato de sódio, chamado comumente hipossulfito ou hipo. Finalmente, os filmes eram lavados em água corrente para retirar os excessos dos fixadores.

LAVAGEM


Depois de lavados os filmes eram pendurados para secar. Só depois de secos, era feita a impressão em papel. Todo esse trabalho levava em média de 2 a 3 dias. Esta forma de revelação e impressão de fotografias durou até 1960.

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