sexta-feira, 3 de julho de 2015

UM CINEMA MAIS CRIATIVO


Como já vimos, os filmes sonoros produziram um tremendo alarido, mas continuava a causar surpresa para quem os assistia. Com a chegada do som, abriam-se novas portas para a diversidade de gêneros. Além de algumas comédias, nasceram grandes musicais. E da união desses dois gêneros surgia um terceiro: as comédias musicais.

Cena de "OS DEZ MANDAMENTOS" 
dirigida por Cecil B.DeMille, em 1923

Na década de 1930, o cinema experimenta novos gêneros: os filmes bíblicos. “Os Dez Mandamentos”, rodado em 1923, agora reapresentado na versão sonora foi um sucesso de público e de bilheteria.

 
                    Edward G. Robinson                                                   Humphrey Bogart

Os filmes de Gangsters começam a ser rodados em 1931, bem na época da lei seca nos EUA, e influenciados pelo expressionismo europeu, tornam-se bastante populares. Os principais filmes foram: ”Little Caesar” e “The Public Enemy”. O ator mais famoso da época foi HUMPHREY BOGART.

Os gêneros de ficção, como “Drácula” e “Frankenstein” existentes desde o cinema mudo, ganham vida nova ao receberem o som, em 1931. Os principais astros deste gênero foram BELA LUGOSI e BORIS KARLOFF.

                   Boris Karloff                                                          Bela Lugosi

Em 1932, outro filme bíblico, “Rei dos Reis”, com novo record de público e de bilheteria.
                             Cena do filme "Rei dos Reis" produzido por Cecil B. DeMille

Inovar era a tônica das indústrias cinematográficas. E não mediam esforços para isso. Mas inovar tinha lá o seu preço, pois as grandes produções e as novas tecnologias ficavam cada vez mais caras.

Os filmes de duplo sentido (inocentes a primeira vista, mas com conotações sexuais) surgem em 1933 em “She Done Him Wrong”, escrito e protagonizado por MAE WEST, uma bela atriz de teatro e do cinema.


No mesmo ano surgem as comedias anárquicas, aquelas cujo enredo não fazem nenhum sentido. Uma dessas comédias contava a história dos Irmãos Marx.
Em 1934, é rodado o primeiro filme histórico sonoro. “Cleópatra” foi uma grande produção e com sucesso mundial.


Em 1936, estreia no cinema brasileiro, a cantora luso-brasileira Carmem Miranda com o filme “Alô, Alô Carnaval”...




 ...e Cantinflas, no cinema mexicano.


 Em 1939, dois filmes tornam-se os maiores filmes de todos os tempos. São eles:  

                                             “O Maravilhoso Mágico de Oz”

“Gone With the Wind” (cuja tradução é 
E o vento levou).

Mas, além do som é claro, qual seria o segredo de tanto sucesso? Seria o enredo? A fotografia do filme? A imensidão de atores que participavam das grandes produções?

Sim, tudo isto fazia grande sucesso. Mas, o grande segredo mesmo, era a preocupação das companhias cinematográficas em fazer os atores brilhar, explorando a beleza e o grande talento que lhes era inerente. São os astros e estrelas do cinema como: Humphrey Bogart,

 
                                           Katharina Hepburn                          Bette Davis

                                          Joan Crawford                                    Clarck Gable

 que com talento e carisma levavam o público a lotar as salas de exibição.

As companhias cinematográficas queriam que o público acreditasse que a personalidade dos personagens eram a dos atores na vida real. E isto durou por décadas.

Um comentário:

  1. A ÉPOCA DE OURO DO CINEMA, COM GRANDES ASTROS DA TELA, ATORES E ATRIZES,O QUE
    DEIXA-ME,COM GRANDE SAUDADE.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.