segunda-feira, 2 de março de 2015

RODOLFO VALENTINO


O segundo grande astro do cinema mudo foi Rodolfo Valentino, um italiano de Castellaneta, nascido no dia 6 de maio de 1895, com o nome de Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Guglielmi di Valentina D’Antonguolla.

Desde pequeno era muito agitado e temperamental (talvez fosse hiperativo, um problema não era  conhecido em sua época). Esse seu jeito de ser fez com que fosse considerado como uma criança de mal comportamento e acabou sendo expulso de várias escolas.

Ainda na infância, viveu com os pais em Paris até 1912. Após a morte do pai no ano anterior, e já com 18 anos, precisou ajudar a mãe nas custas da casa e por isso trabalhou como jardineiro e lavador de pratos. Na adolescência, gostava de dançar e trabalhou em bares noturnos como dançarino. Mas continuava inquieto e parava muito tempo num emprego, nem ficava num só lugar. Muda-se, então, para os Estados Unidos.

Em 1917, junta-se ao corpo de baile de uma companhia musical e viaja por todo o país e conhece muita gente. Numa das viagens conhece All Jolson e juntos produzem a peça “Robinson Crusoé” (em Utha) e, no mesmo ano, a peça “Nobody Home” (em São Francisco).

Em suas andanças conhece o ator americano Kerry Normando e juntos mudam-se para Los Angeles e passam a compartilhar o mesmo quarto do Hotel Alexandria, onde passa a trabalhar como dançarino do hotel para ganhar a vida e pagar as contas. Valentino é agora um homem bonito e atraente, esbelto, porte atlético, pele morena e olhar enigmático que atrai as mulheres de todas as idades (principalmente as mais maduras) e de quem ganha certos luxos.


É Normando quem o incentiva a tentar a carreira cinematográfica. Fez pontas em vários filmes atuando ora como gangster, ora como bandido. Em 1918, Valentino decide pelo cinema e procura papéis melhores. Consegue uma participação melhor no filme “Alimony”. No filme “Os Quatro Cavaleiros do Apocalípse”, de Vicente Blasco Ibáñez, (1921) sua figura e sua fotogenia encanta o público feminino que transforma o filme num sucesso de bilheteria e proclama Valentino como astro do cinema.

A partir de então sua carreira se consolida. Embora tenha protagonizado muitos filmes, Valentino não era um bom ator. Apesar disso, encontrou o sucesso, ganhou prestígio e muito dinheiro. Seu papel mais famoso e mais conhecido foi o de um sheik árabe chamado “Ahmed Ben Hassan, no filme “THE SHEIK”, produzido pela Metro e dirigido por Ivano e Rambova (sua segunda ex-esposa), garantindo-lhe o título de “Latin Lover. 


Esse papel, mesmo sendo um estereótipo do homem árabe, consolidou Valentino como astro, como ator e como imagem e como contribuição par a história do cinema.


Mas continuava inquieto, inconstante, indeciso e infeliz por conta de uma vida bastante conturbada. Dois casamentos rápidos e frustrantes, dizem ter tido relacionamentos homossexuais também. Sua saúde ficou abalada por conta de uma úlcera que o levou a óbito muito novo, aos 31 anos de idade e no auge da fama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.