quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CENÁRIO MUNDIAL DO SÉCULO XIX

Voltemos ao Século XIX. Ideológicas Um século marcado por grandes mudanças, filosóficas, científicas e tecnológicas. Mudanças que modificaram o mundo, as sociedades, conceitos e o comportamento das pessoas.


 As mudanças foram provocadas por descobertas científicas e inventos que deram origem ao progresso que temos hoje. Por exemplo, em 1804, o Invento da locomotiva encolheu o tempo  e  as distâncias. A descoberta da FOTOGRAFIA (1816), o "telégrafo falante" inventado por Meucci (1860) e que foi o precursor do telefone, o fonógrafo (1878), o fotófono (1880), que transmitia os sons por meio da emissão de luz. O toca-discos (1888), o chamado "Efeito Edison" em que a eletricidade corria por um fio, passava por uma placa metálica e acendia dentro de um globo de vidro fino, um dos muitos inventos de Thomas Alva Edison, e que denominou de lampada incandescente, foram Inventos que revolucionaram os hábitos da época e trouxeram conforto e progresso pará de todos os povos.


Inúmeras descobertas científicas tiveram igual importância, como o tratado sobre a hereditariedade, de Mendel (1865), quando estudava e observava ervilhas ao microscópio; a descoberta dos Raios X por Wilhelm Conrad Röntgem (1895); A radioatividade por Henri Becqueret (1896) e dos Elementos Químicos Rádio e o Polônio por Marie Curie (1898) que revolucionaram os conhecimentos da Matemática, Física, Química, Biologia, sobre a eletricidade e a metalurgia.

Para o cinema, a FOTOGRAFIA foi a pedra fundamental. A partir de suas descobertas, vários inventores começaram a estudar ainda mais, na tentativa de melhorar as máquinas e as imagens. Thomas Alva Edison foi um deles. Estudou muito, melhorou inventos de outros e inventou novidades. Edison patenteou mãos de 1800 invenções.


Em certo momento, Thomas Edison e outros inventores passaram a se perguntar: “Se a fotografia mostra imagens estáticas porque não mostra-las em movimento?”. E se empenharam mais e mais em estudos e experimentos para conseguir isso. E muitas foram as contribuições. Porém, nem todas foram bem sucedidas.

Em 31 de agosto de 1887, Thomas Edison patenteou uma nova invenção: o KINETOSCÓPIO. Tratava-se de uma caixa com uma abertura por onde se podia ver uma imagem em movimento, ampliada por uma lupa. Por dentro, uma complicada estrutura (para a época) fazia a imagem se movimentar. Edison havia inventado a primeira câmera cinematográfica bem sucedida e mostrava ao público os filmes produzidos por ele. Mas, o grande inconveniente é que as pessoas só podiam ver individualmente. 

Conheça o kinetoscópio.


Melhorando-o ainda mais, em 1896, Edison lança o VITASCÓPIO, um projetor bastante comercializado. Assista: 


Foi nesse cenário que, em 1894, os Irmãos Lumière inventaram uma máquina (bastante rudimentar) que projetava numa tela imagens de pessoas, animais e transportes em movimento. O CINEMATÓGRAFO, como ficou conhecida essa máquina, era na verdade, um projetor de filmes de pequena duração.  E diferente do kinetoscópio, o cinematógrafo permitia que várias pessoas pudessem assistir aos filmes ao mesmo tempo. Mas, esse projetor não foi comercializado na época.


Com o cinematógrafo começa a história do cinema.

Assista a um Cinematógrafo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.