sábado, 22 de março de 2014

A POLCA

MÚSICA MODERNA E O MUNDO (III)



Conta a história que por volta do 1830, um jovem polonês da região da Boêmia compôs uma música de ritmo alegre e bastante rico. Esse jovem chamou-a de Polca. Naquela época, saber escrever era coisa para poucos. Por isso, muitos compositores chamavam um maestro da localidade para escreverem as músicas que compunham. Foi o que aconteceu com este jovem. O maestro ao copiar sua música mudou o nome “Polca” para “Esmeralda”.


A polca teve dois momentos, segundo os historiadores. Esses momentos foram antes e depois de Chopin. Antes, as polcas polonesas eram alegres e vibrantes e tocadas e dançadas nas festas do carnaval polonês. Depois de Chopin, tornaram-se mais refinadas e pomposas ao estilo das chamadas “músicas clássicas” e fizeram parte dos grandes recitais nos salões palacianos e nos grandes teatros.



Mas, o ritmo alegre e empolgante conquistou um grande público. E além de ouvi-la, passaram a dança-la também. Aos poucos, a polca foi tomando conta da Europa. E em cada canto do mundo, a polca foi sofrendo pequenas modificações no ritmo. Em pouco tempo, surgiram estilos diferentes como: a polca-mazurca, a polca galope e a polca tramblanka (ou progressiva).

Na Europa, desde 1840, a polca-mazurca é a mais popular. Ao longo do tempo foram introduzidos novos passos provenientes da mazurca, uma espécie de polca tocada e dançada na Noruega. No entanto, a mazurca sueca também difere no ritmo e na coreografia da mazurca norueguesa.


Por ter uma forma mais simples, mais rápida e mais vibrante, a polca galope ganhou popularidade. Mas, ao longo do tempo, foi sofrendo variações. Os dançarinos adotaram alguns passos semelhantes aos da valsa e com passos laterais e rodopios. Em muitos lugares, é muito esperada para finalizar as festas.


A polca Tramblanka (ou progressiva) é genuinamente polonesa  e era tocada e dançada em cerimônias de casamento e em festas familiares. Os dançarinos realizavam pequenos saltos ora com uma perna, ora com a outra. Mas, variações nos passos tem sido introduzidas

Com o tempo, a polca se espalha pelo mundo. E chega ao continente americano trazida por europeus imigrantes que para cá vieram no século XIX. Evidentemente, adequações foram realizadas.


Na América do norte, a polca seguiu o modelo europeu. Na dança, os dançarinos vem nela uma forma de expressão individual e de identidade étnica em que a   liberdade é a característica principal dessa expressão. A polca é usada em atividades recreativas e culturais convertendo-se sempre numa atração.

Na Argentina e no Paraguai, a polca passou a fazer parte da cultura desses povos. A grande popularidade do ritmo e da dança, transformou a polca importada da Europa em uma das tradições nacionais. Nesses países, a polca ganhou uma nova batida, letras e novos instrumentos foram incorporados como o contra-baixo, o acordeon e, algumas vezes, instrumentos de percussão.
                                                        dança campeira - Brasil
As letras das polcas argentinas contam feitos históricos e ressaltam a valentia e a bravura dos seus heróis. Falam também do povo como os guerreiros gaúchos da região dos pampas, ou da vida, trabalho e coragem dos campineiros em contato com a natureza. O mesmo acontece com o sul brasileiro, mais precisamente, no Rio Grande do Sul.
A polca paraguaia é uma criação adaptada ao gosto do estilo musical e identidade cultural de seu povo. As principais variações da polca são as guarânias e os chamamés Este mesmo gosto musical aparece no Mato Grosso do Sul, região centro-sul brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.