segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DANÇAS MODERNAS


Em benefício da verdade, a origem das danças modernas se deve ao francês François Delsarte que estabeleceu as primeiras relações entre os sentimentos, a voz e o gesto, atitudes fundamentais para este novo tipo de dança e quem as introduziu em suas aulas. Mas, ficou no esquecimento e pouco se fala dele e de sua importância. Porém, uma de suas alunas, Geneviève Stebbins, foi a grande inspiradora de Isadora Duncan.

As apresentações de Isadora Duncan que continham movimentos livres e soltos. Já mostravam também que o corpo permitia inúmeras possibilidades de movimentos. Foi a surpresa dos movimentos e a juventude e a coragem de Isadora quem a tornou famosa, proporcionando o surgimento de uma nova forma de dançar.


Porém, observando-se as coreografias de Isadora é possível notar que a sua expressividade corporal ainda era fraca, ou seja, não tinham a intencionalidade do sentimento interior. Mas, isto não lhe tira os méritos de seu trabalho, porque a intencionalidade expressiva do sentimento interior ainda não era bem compreendida no início da mudança. Tudo fazia parte de um processo de desenvolvimento da Dança Moderna.


Surge, então, um movimento denominado de “Dança Moderna”. Um movimento contrário á formalidade e rigidez do balé clássico. Os bailarinos tinham possibilidade de criar movimentos novos, explorando mais as possibilidades corporais e que eram enormes. Os solistas praticavam muitas improvisações determinadas pela intensidade dos sentimentos transferidos para os gestos. 

Enquanto as danças tradicionais ou clássicas priorizavam a leveza, a graça e a suavidade dos movimentos, as danças modernas priorizavam a força do sentimento e dos movimentos corporais. Essa era a marca que diferenciava uma da outra.


Outros revolucionários participaram com contribuições valiosas, entre eles Nijinski e Martha Grahan que os conheceremos em novas postagens.

Segundo os teóricos, a Dança Moderna tem as seguintes características:

    1- A intensidade dos sentimentos é quem se transfere para os gestos. Ou seja, cada gesto representa o tipo e a força da emoção.

   2- Nas danças modernas todos os estilos, formas, movimentos e técnicas estão presentes.

   3- As articulações corporais compõe o fluxo dos movimentos numa forma de linguagem que é do corpo inteiro

     4- Os movimentos das mãos e pés, pernas e braços são importantíssimos para criar essa linguagem. Os pés podem estar descalços, curvos ou bem esticados e não são os mais importantes. Já os movimentos das mãos são essenciais.

   5- Os movimentos corporais podem se diferenciar da estrutura melódica da música para provocar o chamado “realismo psicológico”.

    6- A durabilidade das coreografias é pequena. Sobrevivem enquanto houver angústias retratadas pela sociedade ou pela época. Portanto, são coreografias passageiras atingindo, no máximo, um ano.

Fontes de pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.