terça-feira, 5 de março de 2013

A CRIATIVIDADE NO COTIDIANO

O mundo nos oferece inúmeras possibilidades de estímulos aos quais podem ser desfrutados através das escolhas que são feitas, das decisões que são tomadas e do estabelecimento das relações sociais e profissionais com outros semelhantes. Em contrapartida, ele nos coloca uma série de desafios e obstáculos que devemos superar para conquistarmos novos horizontes. E é isto que torna a vida interessante. Mas, para que possamos desfrutar de tudo é preciso “criatividade”.

A criatividade é uma capacidade humana. Inúmeros estudos científicos comprovam que a criatividade é intrínseca aos seres humanos, portanto, pode e deve ser aprendida e desenvolvida por cada um de nós.


No entanto, esse aprendizado e desenvolvimento não ocorrem de forma linear entre as pessoas. Uns, porque ainda acreditam que a criatividade tem a ver com a genialidade, com dom divinatório e não se sentem a altura de conquistar essa graça. Outros, porque não lhes foi permitido o aprendizado e o desenvolvimento ao longo da vida devido a um tipo de educação excessivamente rígida e castradora. Mas, nos últimos tempos, a educação baseada na superproteção tem feito o mesmo: tem transformado jovens capazes em pessoas sem objetivos, sem iniciativas e sem criatividade. Porém, os que conseguiram desenvolvê-la tem garantido para si, sucessos pessoais, profissionais e boa qualidade de vida.

Quando se pensa em criatividade, logo associamos com algo que é novo, inédito, original que revoluciona o mundo. Esta “genialidade” é um privilégio de poucos. Mas, a criatividade não necessita ser exatamente uma criação inovadora. O que importa é a recriação do que já existe.

Cito alguns exemplos de uma dona de casa criativa:


Ao fazer um almoço, substitui um ingrediente por outro, seja para testar um novo sabor ou, simplesmente, porque é o que dispõe no momento. Isto é criatividade.


Ao arrumar a casa, dispõe os móveis numa outra posição, coloca um enfeite diferente ou, ainda, o mesmo, em outro lugar. Isto é criatividade.

As mais habilidosas transformam, por meio de uma pintura ou de uma colagem, um móvel antigo dando-lhe um aspecto novo. Isto é criatividade.

antes               depois


O importante é que todas as modificações sejam como que uma novidade para essa pessoa. Como algo que lhe faz bem, que traz prazer e satisfação. Faz bem ao corpo e á mente.

A criatividade é importante não só em casa, mas no trabalho, na escola e na sala de aula. Mas, estas, veremos em outras postagens porque merecem ser discutidas á parte.

VAMOS EXERCITAR A CRIATIVIDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.