domingo, 24 de fevereiro de 2013

TERAPIAS EXPRESSIVAS



Terapias Expressivas é nome dado ao conjunto de procedimentos com finalidade terapêutica ,utilizados por terapeutas e arte-terapeutas.

Esses procedimentos envolvem uma série bastante vasta de materiais e técnicas que auxiliam os sujeitos a se expressarem de forma criativa, fazendo com que certos conteúdos psíquicos venham á tona.

Durante anos esses procedimentos foram cuidadosamente pesquisados, testados e desenvolvidos até descobrir-se que as técnicas mais expressivas são aquelas ligadas ás formas artísticas. São terapias expressivas: a dança, a música, o canto, o teatro, a poesia, a literatura, as artes plásticas (desenho, colagens, bricolagens, pintura, escultura, etc) e outras infinitas possibilidades


Os benefícios são muitos. No tratamento emocional resolvem situações conflituosas, diminuindo os efeitos traumáticos, reestruturando o emocional, melhorando a autoimagem, a autoestima e a autoconfiança dos sujeitos e desenvolvendo competências cognitivas e habilidades sociais e das pessoas envolvidas, etc. Isto porque, os sujeitos possuem total liberdade expressiva.

No tratamento cognitivo auxiliam na formação de imagens mentais, na reestruturação da imagem corporal, como estimulantes das áreas cerebrais (principalmente do hemisfério direito), como forma de reabilitação para os deficientes intelectuais e idosos. Auxilia ainda no desenvolvimento da linguagem, através da expressão oral e/ou escrita.

Todas as formas artísticas e expressivas são desinibidoras e, portanto, facilitam e aprofundam as intervenções psicológicas e cognitivas. Para isso, é necessário que o terapeuta tenha um estudo aprofundado e contínuo de cada técnica. Exige ainda do terapeuta que o ambiente seja acolhedor e agradável. O mais importante são as atitudes de aceitação, tolerância, empatia, e abertura para as opções dos clientes por parte do terapeuta.

Não existe uma técnica melhor que a outra. Todas são boas e ajudam os clientes no que eles necessitam.

Quando se fala em arte, logo vem a mente o belo e o perfeito. Mas, nas Terapias Expressivas isto é o que tem o menor valor, pois o que se espera de um cliente são suas vivências e suas experiências. São estas duas coisas que vão constituir a expressão dos sujeitos e desencadear suas emoções. E elas só têm valor durante o momento da criação e para quem cria. Por isto o terapeuta não deve analisar ou interpretar a obra do cliente.

Mas, como o terapeuta sabe o que precisa ser feito? Sabe porque investiga, perguntando sobre coisas expressas na obra dos clientes, ouve e escuta com atenção o que o cliente diz sobre sua obra, observa as atitudes, a expressão fisionômica do cliente enquanto cria e desenvolve sua obra. Depois, junta-se tudo e busca-se a compreensão de tudo. Por isso, as Terapias Expressivas estão fundamentadas na Psicologia Analítica, cujo mentor teórico foi Carl Gustav Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.