sábado, 16 de fevereiro de 2013

EVOLUÇÃO DA DANÇA


DANÇA (CONT)

Em sua literatura, Bertoni (1992) nos conta que o homem necessitava manter uma ligação com o divino (mundo espiritual) e, por isso, buscou uma forma de extravasar essa necessidade através de movimentos corporais. Essa necessidade espiritual misturava-se com outras necessidades humanas como a  de manter-se abrigado,  busca do alimento,  amparo e  defesa contra um mundo que era hostil. Mais tarde, expressou através da dança as colheitas, as caçadas, os rituais religiosos, nascimentos, casamentos e mortes, homenagens á natureza (chuva, trovões etc), alegrias e tristezas e o anúncio de guerras.

Dessa forma, cada povo foi compreendendo que os movimentos realizados nas danças eram importantes e, pouco a pouco, foram incorporados ás ações cotidianas. E logo se transformavam em cultura. Os movimentos ganharam sentido e significado. As danças tornaram-se importantes, não só como meio de se cultuar as divindades, mas também como forma de expressar sentimentos e emoções. Dessa maneira, as danças foram se transformando num meio de comunicação e de relacionamento consigo mesmo e com os outros.

As sociedades primitivas e as mais avançadas foram descobrindo que a dança poderia ter outros motivos: por puro prazer, por lazer, para afirmar poder, para fazer distinção entre classes sociais, para ostentar riquezas etc. Foram percebendo que a dança trazia um novo significado para suas vidas. E assim, surgiram as danças populares.

Passado alguns séculos, as sociedades descobriram que o corpo físico podia movimentar-se com graça e leveza. Para isso, bastava um pouco de aprimoramento. E com esse aprimoramento surgiu a criatividade e, através dela, a auto-realização. E, pouco a pouco, foram observando os benefícios que a dança trazia para o campo do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Mas, tudo dentro de um esquema coletivo.

Os homens e suas culturas observaram que as diversas maneiras de dançar também comunicavam e expressaram os diferentes sentimentos de diferentes momentos da vida e das sociedades em diferentes épocas. Surgem, então, as danças teatrais. Estas foram ganhando estrutura, organização e divisão do trabalho. Foi amadurecendo e evoluindo até transformar-se em arte. (BERTONI, 1992).

 

Como arte, a dança reúne vários outros segmentos artísticos como a música, a pintura, a escultura, o teatro, a expressão corporal (movimento). Ao mesmo tempo, o emocional do indivíduo, os diferentes papéis sociais, o desempenho das relações dentro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.