terça-feira, 24 de julho de 2012

sábado, 21 de julho de 2012

ADOROOOOO!

Qual menina não sonha ser bailarina? Eu, na minha infância, também queria ser. Mas, alguns preconceitos e as dificuldades da vida impediram a realização desse sonho.  Então, fico vidrada quando vejo o que esses corpos conseguem fazer.

A leveza e a precisão dos movimentos são emocionantes. 


Simplesmente, "MARAVILHOSO" !!!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

TUDO SOBRE MANDALAS

HISTÓRIA

Desde o princípio da humanidade, o homem sentiu a necessidade de se expressar. Dessa necessidade, surgiu o desenho e, a partir dele, as mais variadas formas de arte.

Relembrando um pouco a vida de nossos antepassados humanos, percebemos que eles viviam em contato direto com a natureza e sobreviviam da caça e da colheita.

A caça, a colheita e a própria sobrevivência humana dependiam do Sol. E sob sua luz eram realizadas. Por isso, o astro rei (o Sol) era reverenciado com grandes festas e considerado como divindade. A forma com que o percebiam era o círculo e o projetavam nas danças e em outros rituais realizados na sua ausência (noite).

Na escuridão da noite, as tribos primitivas se acomodavam em volta de uma fogueira, também numa forma circular para que todos pudessem receber a luz e o calor do fogo. Depois de algum tempo diante da fogueira e cansados da lida no trabalho do dia, as pessoas dormiam. Dessa forma, a Lua também era reverenciada como divindade.

O trabalho durante o dia e o descanso à noite era uma prática de todas as tribos. Razão pela qual o Sol e a Lua eram reverenciados como divindades em todas as partes do mundo.


Na Idade Média, o círculo ganhou um caráter místico e estava presente em todas as igrejas, tanto na arquitetura como nos seus famosos vitrais. Representavam Deus, como fonte da vida espiritual. E foram chamadas de “ROSÁCEAS”.
 

Com a modernidade, essa prática ficou esquecida. Porém, em meados do século XX, o psiquiatra e psicanalista Carl Gustav Jung observou que muitos de seus pacientes faziam desenhos que começavam do centro para fora. E em conversas com esses pacientes descobriu seu significado. 

Os trabalhos de Jung com trabalhos artísticos com esquizofrênicos se tornou conhecido no mundo todo. E com eles, as rosáceas,  passaram a se chamar “MANDALAS”.
 

SIMBOLOGIA

Como vimos, desde a era primitiva, os seres humanos em sua maioria, trabalham durante o dia e descansam à noite. Essa rotina alternada de dormir e acordar com a luz solar simboliza os estados de consciência e de inconsciência dos humanos e estão representados no círculo central da mandala.

Os círculos que se seguem em torno do círculo central representam a vida das pessoas. O primeiro, a vida inconsciente refletida por medos, anseios, expectativas, etc. Os posteriores, o consciente, refletidos pelas experiências pessoais ou sociais, ou seja, por gostos, desgostos, encantos e desencantos. E o último, o equilíbrio entre o consciente e o inconsciente.

AS MANDALAS PARA JUNG

A grande preocupação de Jung, refletida em sua teoria, é a de mostrar a todos que o homem nasce predestinado a se encontrar consigo mesmo (individuação) e com Deus (Self). 

Dessa forma, para Jung, as mandalas simbolizam o ponto de encontro entre a unidade humana e o divino, ou seja, o encontro do homem com Deus, motivo indispensável para a existência de todo um processo de evolução humana, seja no campo pessoal ou no campo espiritual.

MANDALAS TERAPÊUTICAS

Segundo Jung, as mandalas, por serem atraentes e belas, também trazem benefícios curativos. A busca do equilíbrio pessoal, já que vivemos numa sociedade caótica e tresloucada como a nossa, tem sido a razão de sua propagação por inúmeros terapeutas.

Podemos utilizar as mandalas por vários motivos: para relaxamento, para o autoconhecimento, para descargas emocionais etc. Mas, estas devem ser realizadas com a ajuda de profissionais sérios e confiáveis. Há muita picaretagem por aí.

MANDALAS COMO FORMA DE ARTE

As mandalas não deixam de ser uma forma de expressão. E, portanto, artísticas. E neste caso, podem ser praticadas por qualquer pessoa, sem que se busque a significação. Na Internet, encontramos várias, prontas para colorir. Neste caso, servem como elementos decorativos.

FORMAS DE MANDALAS

Normalmente, as mandalas são circulares. Mas, também podem ser quadradas ou retangulares, como vimos no vídeo postado anteriormente.

 



CRIANÇAS DESENHAM MANDALAS

Não é muito comum. Mas, de vez em quando, nos surpreendemos com crianças com e sem deficiência fazendo mandalas em desenhos livres. Para saber se são mandalas ou não, é preciso observar todo o processo de seu desenho e conversar com elas, buscando o significado.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

MIRAR NUMA COISA E ACERTAR EM OUTRA

Eu adoro mandalas. Acho todas elas bonitas, profundas e sensíveis. Mas, não consigo fazê-las. Na verdade, ficam uma porcaria. Porém, de tanto ver mandalas, acabei dando um tempo. Esquecer delas... quem sabe?

Hoje, procurando uma novidade para postar, me deparo com o quê?... Mandalas, naturalmente. E não resisti a tentação. Umas mais lindas que as outras. Porém, em dado momento, cliquei num video e fiquei fascinada. Mandalas diferentes de tudo o que já pesquisei e já vi.

Guardem este nome: LEE HEE SUNG. Ela é coreana e faz as mandalas mais lindas que já vi. Agora, compartilho com vocês. Aproveitem...


segunda-feira, 9 de julho de 2012

PINTURA COM AREIA COLORIDA

A pintura com areia é uma técnica interessante e que fascina as crianças, porque elas acham que só podem pintar com tinta e pincel. Mas, é um ótimo desinibidor e revelador de potencialidades da criança, porque trabalha vários conteúdos quer artísticos, quer sensoriais, Facilita a coordenação motora, a preensão, a criatividade e a solução de problemas práticos.

 Este trabalho foi feito por uma criança com diagnóstico de "limítrofe". Bastou mostrar "como se faz" uma única vez para que a criança em questão terminasse sozinha o trabalho. É claro, sempre com uma pequena supervisão e auxílio para erguer o papel. 

Vejam como é fácil. Basta cola, areia colorida de várias cores, uma colher de sopa e um desenho com poucos detalhes  internos.

A criança escolhe o que quer fazer. Passa uma camada grossa de cola, coloca a areia com a colher, despeja o excesso. Pode continuar com outra cor em outra parte do desenho.


 

  

Fácil, não é mesmo? Depois, deixe secar.
Vejam alguns trabalhos prontos:
 

terça-feira, 3 de julho de 2012

COMO FAZER UM CISNE DE PAPEL

Fazer um cisne de origami é muito fácil. Até mesmo crianças com deficiência intelectual, com um pouco de ajuda, conseguem fazer. Vamos aprender a fazê-lo. É só assistir ao vídeo e praticar.