segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COLAGEM

O termo "colagem" deriva do latim "collare". No entanto, como algumas línguas latinas não possuiam uma tradução ou significado para esse termo,  adotou-se o termo francês "collage". Em Lìngua Portuguesa ficou "colagem", que significa "grudar". A colagem também pode ser chamada de Arte Popular, Arte Aplicada ou Expressão Artística.Dentre as artes visuais, a colagem apresenta inúmeras possibilidades de exploração de ´tècnicas, recursos e materiais.

Em Arte-Terapia, a colagem é uma poderosa técnica de desenvolvimento da criatividade e da imaginação infantil , além do desenvolvimento de várias habilidades. Na Psicopedagogia, é um forte estimulador das aprendizagens.

Iniciando a técnica, utilizo figuras geométricas pré- recortadas e as crianças criam livremente.

Vejam algumas:
 





Esta atividade desenvolve como habilidades: ,  
  •  cognitivas: o planejamento, organização do trabalho. 
  •  motoras: a coordenação motora fina através do manejo do pote de cola e formas
  • sensoriais: as várias texturas dos papéis
  • psicológicas: possibilidade de escolha das peças a serem utilizadas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A TESOURA





A tesoura é um recurso importante nas atividades artísticas. Serve para cortar papel, emborrachados (EVA), cartões, tecidos, fitas e outros materiais que não exijam muito esforço. Suas lãminas cortam esses materiais por meio da ação de força mecânica (alavanca), resultando que, quanto mais perto do eixo estiver o papel (ou outro material), mais fácil será de cortar.

Os primeiros registros de seu aparecimento datam do Egito (1500 a/C). O formado de lâminas opostas data do Império Romano (100 a/C) mas ganhou força de uso cotidiano em 1751, quando Robert Hinchliffe usou o aço para manufaturá-las.

Ao recortar exige certa habilidade, A insistência dessa atividade provoca essa habilidade pois trabalha músculos e nervos dos dedos, mão, punho e do braço, tornando melhor a coordenação motora fina.

Com crianças, deve-se preferir as de ponta arredondada para evitar acidentes.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

UM POUCO DO MEU TRABALHO

Como vimos, utilizo procedimentos psicopedagógicos com procedimentos arte-terapêuticos para estimular as aprendizagens de estudantes com dificuldades no aprender ou com distúrbios de aprendizagem.

Minha tarefa é a de estimular novas aprendizagens. E principalmente, desenvolver a criatividade, já que as atividades escolares dependem dessa capacidade. Muitas vezes,  ele está bloqueada por alguma razão. 

Mas, para que possa passar uma atividade para as crianças é preciso que eu sinta os pontos de dificuldade ou de facilidade em cada uma delas. Por isso, faço várias, antes de apresentá-las às crianças e jovens.

Uma mostra de meus desenhos. Sei que não há nenhum virtuosismo neles. Sei também que preciso exercitar mais, pois encontro ainda muitas dificuldades, principalmente no desenho das figuras humanas. Mas, um dia... quem sabe, eu possa chegar lá.

 Adoro flores! Gosto de desenhá-las e,mais ainda, de colori-las.




Gosto de colorir com lápis de cor. Por isso, as fotos, ficam muito claras. Mas, não as faço para os outros. São experimentações apenas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

O INCONSCIENTE COLETIVO

No inconsciente coletivo ficam guardadas as “imagens primordiais”, imagens que tiveram origem nos primórdios do desenvolvimento da psique.São imagens de um passado bastante remoto quando animais, pré-hominídeos e os primeiros homens viviam num ambiente hostil e lutavam pela sobrevivência.



Essas imagens e seus conteúdos não possuem uma forma definida, mas  estão carregadas de ações e reações diante das circunstâncias da vida. Funcionam como potencialidades ou tendências que nos levam a experimentar e a reagir diante de certas situações da vida, tal como se fazia no tempo dos nossos antepassados. A esta maneira bastante primitiva de agir chamamos de instintos.

Instintos são comportamentos que seguem um padrão estabelecido de agir e reagir das pessoas e este padrão acompanha todos os seres humanos do nascimento até a morte. 
Jung denominou essas imagens primordiais de "arquétipos". Os arquétipos são numericamente incalculáveis e são  universais, ou seja, estão presentes em qualquer época, em qualquer sociedade e em qualquer tipo de cultura.
Dentre os arquétipos estão a idéia de pai, de mãe,  de criança, de herói, de Deus, de demônio, de sábio e de embusteiro, de nascimento e morte, de renascimento, de homem, de mulher, de si mesmo. de profissional, etc.


fonte:
apontamentos do Curso de Arte-Terapia, disciplina  Psicologia Analítica
site "Jogos de Areia", http://jogodeareia.com.br/


sábado, 21 de janeiro de 2012

ARTE RUPESTRE E O DESENHO INFANTIL

Encontrada em escavações de fósseis. Remonta à IDADE PRIMITIVA. Início das Artes e a confirmação de que, as ARTES são inerentes e indispensáveis ao homem.

 


          


Dizem os especialistas que as crianças revivem esta fase no início de sua expressão gráfica. 

Os homens primitivos levaram ´seculos para chegarem a fazer pinturas como essas. Os primeiros, provavelmente, partiram de tentativas mais simples, como a de riscar por exemplo, assim como fazem as nossas crianças na fase das garatujas. 
Cada traço diferenciado requeria mudanças profundas na estrutura cerebral. As estruturas modificadas estas que eram  transmitidas genéticamente de geração em geração.



Com a necessidade, desenhar a figura humana foi se tornando essencial para as comunicações entre os primitivos. E a partir do círculo isto foi possível. Da mesma forma, nossas crianças repetem estas etapas em seu grafismo...

 

   
 
 



... e vão aprimorando suas figuras á medida em vão percebendo o mundo a sua volta através de experiências que lhes são significativas. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O MUNDO COLORIDO DA CRIANÇA

"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo"
(AQUARELA)  

Os primeiros versos da música Vinícius de Moraes e Toquinho mostram a facilidade com que as crianças desenham. As ideias surgem de modo instantâneo e numa fluência incomum. E quanto mais desenham, melhores ficam porque desenvolvem a inteligência.



 

 

As crianças desenham o que percebem, o que vêem e o que sentem. Desenham do seu jeito. Um jeito próprio marcado por suas experiências,vivências e afetos. É, portanto, algo muito especial, sui generis.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OS RECURSOS

Recursos são todos os materiais utilizados para realizar uma atividades. Os  mais utilizados são: papéis, lápis,lápis de cor, giz de cera, borracha, cola líquida ou em bastão, tesoura, tintas (guache, aquarela ou de tecido), pincéis, tecidos (de vários tipos), fitas,  lixas (graus variados), etc.


OS PAPÉIS


Os papéis são imprescindíveis. Branco, colorido, com várias gramaturas, lisos, decorados ou texturizados, pequenos ou grandes, ou sobras deles, se prestam para uma infinidade de atividades artísticas que vão do desenho até onde sua criatividade permitir. 


Ainda podem ser usados: jornais, revistas, papelão, color set, papel cartão, papel de seda, vegetal e outros tantos tipos. 



Além do uso comum do papel crepom em atividades, eles ainda podem ser transformados em tinta (bastando deixá-los de molho em álcool) e podem aproveitados em atividades de pintura, com secagem bem rápida.  


Como é um material maleável pode-se trabalhar com ele liso, amassado, dobrado, recortado, enrolado, rasgado etc, dando origem a outro número incontável de atividades, entre elas os origamis, kirigames, recortes, colagens, pinturas, esculturas, empapelamentos etc.



Os papéis aceitam bem a colagem de outros tipos de materiais, como  areia, terra, grãos, botões fitas, tecidos, vàrios tipos de palitos, EVA, tampinhas plásticas de refrigerante. É bom lembrar que alguns materiais são pesados, por isso, exigiem papéis mais resistentes e mais firmes.


É bom lembrar que,com crianças, "TODO CUIDADO É POUCO".  Ao se propor uma atividade é preciso lembrar que alguns materiais podem machucar a criança, como é o caso da tesoura, de arames etc.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ARTE-TERAPIA E PSICOPEDAGOGIA

Além da Arte e da Psicologia, a Arte-Terapia pode se aliar à Psicopedagogia formando um novo estilo de trabalho.

Como a Arte-Terapia, a Psicopedagogia é um conjunto de conhecimentos novo (40 anos mais ou menos) e que se destina a conhecer as razões do fracasso escolar. 

Dizemos que um estudante está em fracasso escolar,  quando abandonam o curso antes do tempo, quando repetem várias vezes a mesma série (ou ano) seguidamente ou não, quando constantemente suas notas ficam abaixo da média estipulada pela escola, quando deixam de cumprir as tarefas propostas pelos professores ou quando apresentam dificuldades ou distúrbios para aprender.

A grande maioria desses estudantes são pessoas inteligentes e sadias, mas que, por alguma razão vão, pouco a pouco, perdendo o interesse pelos estudos, baixando a auto-estima e a autoconfiança. Ficam apáticas e sem iniciativas. Muitos decidem "não aprender" mais. A linha que separa o "aprender" e o "não aprender" é muito frágil e tem o mesmo gasto de energia.  E aí, as coisas se complicam.

É no resgate do "desejo", seja de aprender, seja da melhoria da auto-estima e da autoconfiança, que trabalha a Psicopedagogia para que se evite o fracasso escolar. E para isto, é preciso que se conheça esse estudante,  seu modo de aprender e de lidar com elas.

É neste momento em que a Arte-Terapia se faz presente. Suas  atividades, diferenciadas das propostas pela escola, vem abrir caminho, trazer conhecimento de si e dos outros, aumentar a compreensão dos relacionamentos e dos problemas que os incomoda.

Além do mais, a Arte-Terapia traz uma nova forma de linguagem. Muitas vezes, as palavras são desnecessárias.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O ATO CRIADOR



Na escola, no trabalho e na vida todos exigem que sejamos criativos. Mas, o que é ser "criativo"?



Segundo Vigotsky, uma pessoa criativa não precisa ser talentosa, nem tampouco ter uma habilidade excepcional qualquer porque a criatividade é uma função cerebral que acompanha do nascimento até a morte e todos os seres humanos a possuem em maior ou menor grau, dependendo das oportunidades e de estímulos que recebeu. Logo, todos somos criativos.

Durante o crescimento e o desenvolvimento, cada ser humano adquire experiência sobre o que vivencia e agrega a elas, as experiências dos  semelhantes, através de percepções ou de observações. Desta forma, pode elaborar e reelaborar todas elas sempre que surgir uma nova percepção ou observação. Decorre daí, a vivência própria e única de cada ser humano. 

Ao desempenhar uma tarefa ou realizar um trabalho artístico colocará em ação todo o seu somatório de experiências e de lembranças, isto é, o seu jeito de ser, de pensar, de sentir e de agir. A isto chamamos de criação. O ato criador é o momento em que, mediante uma situação ou um problema, cada ser humano encontra os meios e recursos para solucioná-lo de uma forma que é nova para si (como pessoa) ou para os demais.

  Mondrian é exemplo de criatividade para si mesmo, utilizando a mesma técnica e o mesmo padrão obtendo resultados diferentes.



    
O mesmo acontece com as crianças ao desenhar o tema "casa". Os dois primeiros a criança usou lápis coloridos para expressar o tema. Mesmo assim, nota-se que as casas possuem estilos diferentes. No terceiro, o recurso foi o computador.

A evolução do tear mostra a criação a serviço e bem estar da humanidade.

  
  
  dos teares manuais ás grandes máquinas de tecer

     


fonte
JAPIASSU, Ricardo O. Vaz, "Vigostky e criação artística infantil"
br.monografias.com/.../vygotsky.../vygotsky-criacao-infantil2.shtml