terça-feira, 11 de dezembro de 2012

OBJETIVOS E FUNÇÃO DA DANÇA


 

Dança é uma manifestação artística que vem sendo praticada há milênios por todos os povos e culturas, adequando-se de acordo com as mudanças sociais e do momento cultural das sociedades.

Durante sua prática milenar estabeleceu padrões estéticos e comportamentais entre as diferentes camadas sociais, estabeleceu a diferenciação entre dominantes e dominados e exigiu de cada ser humano a superação de seus próprios limites.

Sem dúvida, é um fenômeno social. Um fenômeno que está sempre se renovando, transformando e trazendo diferentes significados aos homens e suas sociedades.

A dança pode ser vista como: expressão artística, humana e  de sentimentos pessoais, grupais ou da sociedade. Como forma de aquisição de conhecimentos, de desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da comunicação e como meio de socialização. (BARRETO, 2004)

Como expressão artística tem o mesmo valor da pintura, da escultura, da arquitetura, da linguagem etc. Cada conjunto coreográfico conta uma história.


Como autoexpressão faz com que cada pessoa descubra e compreenda aspectos importantes de sua vida. Como comunicação, individual ou coletiva, renova a cultura e revitaliza a sociedade e dos povos. HAAS &GARCIA (2003).

fonte:
 Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 139 - Diciembre de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.