sábado, 13 de outubro de 2012

QUEM FOI CARL GUSTAV JUNG?


Esta é a cidade de Kresswil, Basilea, na Suíça, onde Carl Gustav Jung nasceu a 26 de julho de 1875. Morava no Cantón de Thurgau (ou Trugovia), junto ao Lago Constanza.

A FAMÍLIA

A família paterna e a família materna eram importantes na região, mas sem serem abastadas.


O avô paterno, também chamado Carl Gustav Jung (1794-1864), era médico, foi o  organizador da Faculdade de Medicina da Universidade da Basilea, lecionava anatomia e medicina interna e foi o  responsável pela ampliação do Hospital Geral local.


Samuel Preiswerk (1799-1871), seu avô materno, era um sacerdote responsável por várias paróquias da Igreja Ortodoxa e autor da gramática hebreia. Politicamente, pertencia a um movimento internacional que defendia e lutava pela restauração de uma pátria para o povo judeu, que anos mais tarde, influenciou na formação do Estado de Israel.

O pai, Paul Achilles Jung (1842 -1896), era filósofo. Mas, abandonou a carreira para se dedicar à igreja, onde era pastor luterano, da mesma forma que alguns parentes.

A mãe, Emilie Preiswerk (1848-1923), era médium espírita e, por causa disso, foi considerada como tendo uma personalidade dissociativa.

O casal teve um primeiro filho (Paul) que faleceu depois de alguns meses. Depois nasceu Carl Gustav e, em 1884, nasce Johanna Gertrud, sua única irmã, falecida em 1935.

A INFÂNCIA
Jung aos 6 anos de idade

Carl foi uma criança sensível, intuitivo inteligente e sagaz. Mas, também, introspectivo e solitário. Com os pais tinha uma relação bastante próxima e afetuosa. Mas, era uma família complicada e, algumas vezes, desestruturada. Desde cedo Jung viveu conflitos por causa das convicções religiosas de seus pais, além de enfrentar a inveja dos amigos.


A VIDA ESTUDANTIL DE JUNG

Não há registros do ensino básico. Mas, durante a adolescência e juventude foi um estudante aplicado, entusiasta e disciplinado. Gostava de ler e foi muito influenciado pela obra literária de Goethe. Gostava também de filosofia e seus autores prediletos eram Hartmann e Nietzsche.

Jung queria estudar arqueologia, mas sua família não tinha recursos para mandá-lo estudar fora da Basilea. O desejo dos pais e avós era o de que estudasse medicina. Assim, entre 1894 e 1900 estudou na Universidade da Basilea. O curso lhe fez bem, pois ao sair da Universidade havia deixado de ser introspectivo.

Um comentário:

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.