segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JUNG E A CONVIVÊNCIA COM FREUD



 
                                                               Freud                                    Jung

Antes mesmo do encontro com Freud, Jung já desenvolvia sua tese dos “complexos”, intitulada como “Psicologia de Complexos”. Esse mesmo título deu origem, mais tarde,  ao de “Psicologia Analítica”.

O conceito de inconsciente já estava bastante estruturado quando Jung se encontrou com Freud. Jung afirmava que os complexos desvinculavam-se da consciência, mas não desapareciam. Ficavam no inconsciente e influenciavam na conduta das pessoas, por terem “certa autonomia”. Mas, foi a partir desse encontro que Jung se aprofundou ainda mais em seus estudos.

O contato entre Freud e Jung foi riquíssimo para ambos. A convivência entre esses dois teóricos teve pontos positivos e negativos. Positivos, porque um estimulava o outro a pesquisar mais e a apresentar argumentos melhores para convencer a sociedade médica da época. Negativos, porque à medida que conviviam, as diferenças no modo de pensar e de entender os problemas psíquicos, começavam a aparecer. E eram diferenças de ideias fundamentais, por isso, conflitos entre eles passaram a ser uma constante.

Jung ficava irritado porque Freud insistia em afirmar que “todos” os problemas psíquicos tinham fundo sexual. Jung não pensava assim e falava que poderia haver outras causas, entre elas, as espirituais. Por outro lado, Freud se recusava a aceitar essa ideia de Jung afirmando que não tinham bases científicas e, portanto, não eram consideradas válidas.

A amizade entre os dois já estava abalada e, cedo ou tarde, acabariam separando-se. Mas, o rompimento veio brusco. E foi doloroso, como todo rompimento. Desse rompimento ficaram mágoas de ambos os lados. Mágoas que, até os dias de hoje, dividem seus partidários.

Fonte:
Apontamentos de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.