quinta-feira, 21 de junho de 2012

A FORMAÇÃO DOS SÍMBOLOS


Vamos fazer uma experiência?
Pegue um papel e lápis e, rapidamente, desenhe uma casa. Desenhe-a como souber e como quiser. 

Você desenhou mais ou menos assim? E sabe por que?


Desde a mais tenra idade, temos visto uma porção de casas. Umas grandes, outras pequenas. Umas cheias de pompa, outras muito simples. Moramos em uma ou em várias ao longo da vida. E todas eram “casas”.

 

A primeira casa que vimos deixou em nossa mente uma marca. E à medida que novos tipos de casa eram vistos, e que também deixavam suas marcas, estas se juntavam e se fundiam com a primeira, completando-a com novas informações ou modificando-a.

Quando reconhecemos, pela primeira vez, “uma casa”, demos um significado (um nome) para aquela forma ou marca. E a partir de então, ela se transformou num símbolo.

Assim, a imagem que nos vem a mente quando pensamos ou imaginamos uma “casa” é a marca. A marca é uma forma básica que permite reconhecer “casas” onde quer que seja, como por exemplo numa revista, numa foto, num desenho ou na vida real.

A marca não é a “casa” em si, mas uma representação mental dela. Quando juntamos a essa marca certas lembranças, que podem ser boas ou ruins, sentimentos e emoções relacionados a uma “casa” em particular, ela se transforma em um símbolo.
Por isso, um símbolo é muito mais do que a simples reprodução da marca, pois vem repleto de uma carga emocional e inconsciente.

Quando desenhamos a “casa” no inicio desta postagem, ela não é apenas uma representação, pois depositamos nos traços, na forma e nas cores (para quem coloriu) toda a carga emocional de nossas vivências que estavam no nosso inconsciente.

Embora muita gente desenhe a “casa” com a mesma forma básica, cada um dá a ela um significado diferente de acordo com suas experiências e vivências.

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