domingo, 1 de abril de 2012

O POSITIVO E O NEGATIVO DO EGO



O ego é parte integrante de nossa psique. O ego define o que somos e se mostra através de nossos pensamentos e de nossas ações.

 O ego pode ser um excelente aliado, colaborando para nosso desenvolvimento. Quando temos uma boa imagem de nós mesmos ele nos impulsiona para as novas conquistas porque acreditamos que elas são possíveis. Ao contrario, quando desacreditamos de nós mesmos, tudo se torna difícil.

Normalmente, pessoas de ego forte são vistas como pessoas inteligentes, decididas, líderes. Muitas vezes, são consideradas como teimosas, inflexíveis e arrogantes. Por outro lado,  pessoas com ego mais frágil são vistas como pessoas dependentes, facilmente dominados e preferem ser liderados.

Mas, o ego pode ser também um poderoso vilão. Na vida em sociedade, as relações humanas são essenciais, Porem, elas ditam limites e regras que devem ser respeitadas e cumpridas. E as relações de poder tornam-se “o prato cheio” para que o ego  de vazão ao seu complexo de superioridade e se infle.

Crentes do seu poder de conquistar tudo o que pode e o que necessita, pessoas com o complexo de superioridade inflado usam as relações de poder das relações humanas para se sobrepor aos outros. Tomam decisões sem consultar ninguém e agem por conta própria. Ações que acabam por interferir na vida de outras pessoas. Por isso, pessoas de “ego exacerbado” são sempre perigosas para si mesmas e para os outros.

Quando líderes, apresentam temperamentos muito forte, gritam com os outros. Suas ordens são inquestionáveis e suas atitudes são excessivamente controladoras. A contradição ou o questionamento de suas ordens é visto como rebeldia.

Gostam de pessoas que se parecem com eles, mas a tendência é dominá-las. Dão a impressão que fazem o máximo pelos outros, mas no fundo, exigem o máximo dos outros e menos de si mesmos.

Como liderados, contrariam as ordens recebidas, procurando impor o seu jeito de ser. Jamais se submetem ou permitem ser liderados, pois as regras são para os outros.

Amam-se acima de tudo (narcisistas). São ambiciosos ao extremo, auto-confiantes, competitivos e conquistam posições elevadas no trabalho. Mas, por serem assim, muitas vezes, camuflam talentos que não possuem.

Se por um lado, pessoas deste tipo são valorizadas e aplaudidas  por sua ascenção rápida, por outro lado, são pessoas difíceis de se lidar e de agradar. Nunca o que os outros fazem é bom ou satisfatório para eles, pois sempre querem mais.

POR QUE ISTO ACONTECE?

O ego é a somatória da auto-imagem construída ao longo da vida mediante as relações com os outro e com o mundo. Muitas vezes, no processo de construção dessa auto imagem, a relação do que sou, do que gostaria de ser, e das idealizações que se faz de si mesmo diante do mundo externo e interno algo se agiganta comprometendo o nosso comportamento, a auto-confiança, as exigências sempre crescente dos níveis de satisfação e da baixa tolerância ás frustrações.

O egocentrismo e o narcisismos são importantes para a construção de nossa auto-imagem. Mas, são devem atuar como fases que devem ser superadas. Quando, por qualquer motivo, o egocentrismo não é superado, as pessoas perdem a capacidade de se comunicar, de cooperar e de lidar com os conflitos que a vida e as relações impõem. Assim, quando erram ficam fragilizadas diante das frustrações e com  a mesma intensidade.

A característica principal do narcisismo é o comportamento do “grandioso”. Todos os projetos, sonhos, desejos e necessidades são grandiosos, ousados, espetaculares. Por isso, são muito criativos e adoram ser admirados. Porém, quando erram,  esse erro é igualmente grandioso. E como não sabem lidar com as frustrações, as conseqüências são desastrosas.

Um comentário:

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.