quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OS RECURSOS

Recursos são todos os materiais utilizados para realizar uma atividades. Os  mais utilizados são: papéis, lápis,lápis de cor, giz de cera, borracha, cola líquida ou em bastão, tesoura, tintas (guache, aquarela ou de tecido), pincéis, tecidos (de vários tipos), fitas,  lixas (graus variados), etc.


OS PAPÉIS


Os papéis são imprescindíveis. Branco, colorido, com várias gramaturas, lisos, decorados ou texturizados, pequenos ou grandes, ou sobras deles, se prestam para uma infinidade de atividades artísticas que vão do desenho até onde sua criatividade permitir. 


Ainda podem ser usados: jornais, revistas, papelão, color set, papel cartão, papel de seda, vegetal e outros tantos tipos. 



Além do uso comum do papel crepom em atividades, eles ainda podem ser transformados em tinta (bastando deixá-los de molho em álcool) e podem aproveitados em atividades de pintura, com secagem bem rápida.  


Como é um material maleável pode-se trabalhar com ele liso, amassado, dobrado, recortado, enrolado, rasgado etc, dando origem a outro número incontável de atividades, entre elas os origamis, kirigames, recortes, colagens, pinturas, esculturas, empapelamentos etc.



Os papéis aceitam bem a colagem de outros tipos de materiais, como  areia, terra, grãos, botões fitas, tecidos, vàrios tipos de palitos, EVA, tampinhas plásticas de refrigerante. É bom lembrar que alguns materiais são pesados, por isso, exigiem papéis mais resistentes e mais firmes.


É bom lembrar que,com crianças, "TODO CUIDADO É POUCO".  Ao se propor uma atividade é preciso lembrar que alguns materiais podem machucar a criança, como é o caso da tesoura, de arames etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.