sábado, 14 de janeiro de 2012

O QUE É A ARTE-TERAPIA?

A Arte-Terapia é um conjunto de conhecimentos que  atua entre as Artes e a Psicologia. 
É uma atividade praticamente recente (aproximadamente 30 anos) e que está lutando ferrenhamente para se tornar uma ciência. Esta atividade é muito utilizada por psicólogos, psicopedagogos, terapeutas e psicoterapeutas, com o objetivo de  conhecer melhor seus pacientes.
A Arte-Terapia utiliza as Artes como forma de estimular os pacientes a se expressar seja na forma verbal ou gráfica. Segundo as teorias psicológicas, os processos inconscientes se fazem presentes no ato criador. Dessa maneira ao se expressar através de uma atividade artística projeta esses processos inconscientes seja na forma, na cor, na cena etc, Com isto, fica mais fácil detectar os problemas que incomodam os pacientes.
A Arte-Terapia também pode ser aplicada à Educação. E neste sentido, difere da Arte-Educação.
ARTE-EDUCAÇÃO é o ensino das técnicas artísticas e dos princípios que regem as Artes, como o belo e a estética. É o que acontece nas aulas de Artes  nas escolas ou nos Atelier de Artes.

(modificado)
 
Atelier de Arte Paula Turriani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.