domingo, 22 de janeiro de 2012

O INCONSCIENTE COLETIVO

No inconsciente coletivo ficam guardadas as “imagens primordiais”, imagens que tiveram origem nos primórdios do desenvolvimento da psique.São imagens de um passado bastante remoto quando animais, pré-hominídeos e os primeiros homens viviam num ambiente hostil e lutavam pela sobrevivência.



Essas imagens e seus conteúdos não possuem uma forma definida, mas  estão carregadas de ações e reações diante das circunstâncias da vida. Funcionam como potencialidades ou tendências que nos levam a experimentar e a reagir diante de certas situações da vida, tal como se fazia no tempo dos nossos antepassados. A esta maneira bastante primitiva de agir chamamos de instintos.

Instintos são comportamentos que seguem um padrão estabelecido de agir e reagir das pessoas e este padrão acompanha todos os seres humanos do nascimento até a morte. 
Jung denominou essas imagens primordiais de "arquétipos". Os arquétipos são numericamente incalculáveis e são  universais, ou seja, estão presentes em qualquer época, em qualquer sociedade e em qualquer tipo de cultura.
Dentre os arquétipos estão a idéia de pai, de mãe,  de criança, de herói, de Deus, de demônio, de sábio e de embusteiro, de nascimento e morte, de renascimento, de homem, de mulher, de si mesmo. de profissional, etc.


fonte:
apontamentos do Curso de Arte-Terapia, disciplina  Psicologia Analítica
site "Jogos de Areia", http://jogodeareia.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.