quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ARTE-TERAPIA E PSICOPEDAGOGIA

Além da Arte e da Psicologia, a Arte-Terapia pode se aliar à Psicopedagogia formando um novo estilo de trabalho.

Como a Arte-Terapia, a Psicopedagogia é um conjunto de conhecimentos novo (40 anos mais ou menos) e que se destina a conhecer as razões do fracasso escolar. 

Dizemos que um estudante está em fracasso escolar,  quando abandonam o curso antes do tempo, quando repetem várias vezes a mesma série (ou ano) seguidamente ou não, quando constantemente suas notas ficam abaixo da média estipulada pela escola, quando deixam de cumprir as tarefas propostas pelos professores ou quando apresentam dificuldades ou distúrbios para aprender.

A grande maioria desses estudantes são pessoas inteligentes e sadias, mas que, por alguma razão vão, pouco a pouco, perdendo o interesse pelos estudos, baixando a auto-estima e a autoconfiança. Ficam apáticas e sem iniciativas. Muitos decidem "não aprender" mais. A linha que separa o "aprender" e o "não aprender" é muito frágil e tem o mesmo gasto de energia.  E aí, as coisas se complicam.

É no resgate do "desejo", seja de aprender, seja da melhoria da auto-estima e da autoconfiança, que trabalha a Psicopedagogia para que se evite o fracasso escolar. E para isto, é preciso que se conheça esse estudante,  seu modo de aprender e de lidar com elas.

É neste momento em que a Arte-Terapia se faz presente. Suas  atividades, diferenciadas das propostas pela escola, vem abrir caminho, trazer conhecimento de si e dos outros, aumentar a compreensão dos relacionamentos e dos problemas que os incomoda.

Além do mais, a Arte-Terapia traz uma nova forma de linguagem. Muitas vezes, as palavras são desnecessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.