sábado, 21 de janeiro de 2012

ARTE RUPESTRE E O DESENHO INFANTIL

Encontrada em escavações de fósseis. Remonta à IDADE PRIMITIVA. Início das Artes e a confirmação de que, as ARTES são inerentes e indispensáveis ao homem.

 


          


Dizem os especialistas que as crianças revivem esta fase no início de sua expressão gráfica. 

Os homens primitivos levaram ´seculos para chegarem a fazer pinturas como essas. Os primeiros, provavelmente, partiram de tentativas mais simples, como a de riscar por exemplo, assim como fazem as nossas crianças na fase das garatujas. 
Cada traço diferenciado requeria mudanças profundas na estrutura cerebral. As estruturas modificadas estas que eram  transmitidas genéticamente de geração em geração.



Com a necessidade, desenhar a figura humana foi se tornando essencial para as comunicações entre os primitivos. E a partir do círculo isto foi possível. Da mesma forma, nossas crianças repetem estas etapas em seu grafismo...

 

   
 
 



... e vão aprimorando suas figuras á medida em vão percebendo o mundo a sua volta através de experiências que lhes são significativas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA.

Espero que tenha encontrado o que precisava, tenha gostado do que encontrou e que volte muitas outras vezes. Ficarei muito feliz se você deixar um recadinho para mim.